MANUAL DO PACIENTE

 

AOS NOSSOS CLIENTES

Neste manual, você encontrará informações importantes além de procedimentos e recomendações necessárias para a sua permanência em nosso Hospital. Em caso de dificuldade ou problema, oriente-se com a (o) enfermeira (o) responsável pelo setor ou serviço social.

 

INTERNAÇÃO

Para que a internação seja concretizada, o responsável pelo paciente deverá apresentar toda a documentação necessária e assinar o termo de responsabilidade, documento no qual estão definidos os compromissos das partes, hospital, paciente, e/ou responsável pelo paciente.

 

HOTELARIA E HOSPITALIDADE

Para que a internação seja concretizada, o responsável pelo paciente deverá apresentar toda a documentação necessária e assinar o termo de responsabilidade, documento no qual estão definidos os compromissos das partes, hospital, paciente e/ou responsável pelo paciente.

- Limpeza e Higiene:

Os apartamentos são limpos uma vez ao dia, mas, existindo incoerências, solicite apoio ao posto de enfermagem.

-  Canais de TV:
O Hospital Santa Casa Cruzeiro não se responsabiliza pelo conteúdo exibido nos canais de TV. O conteúdo faz parte da programação de cada emissora.

-  Telefonia:
Após às 21h, não é recomendado a utilização ode telefone, para não perturbar o descanso dos pacientes.

 

HORÁRIO DE VISITAS


 

  • Clínica Médica 1 e 2 - 14h às 20h

 

  • UTI 1 – 15h às 16h e 20h30 às 21h
  • UTI 2 – 16h às 17h e 20h30 às 21h

 

  • Clínica Cirúrgica e Pediatria - 14h às 20h

 

  • Maternidade:
  • 14h às 20h

 

  • PAC (Convênios) – 10h às 20h

 

  • Pronto Socorro – 14h às 20h

 

  • Sala de emergência - 16h às 16h30

 

VISITAS E ACOMPANHANTES

Chegando ao hospital, dirija-se à recepção para obter a autorização da entrada para visitar o paciente internado. Com a autorização, aguarde o horário no local que lhe for indicado. Quando não proibidas por ordens médicas, cada paciente poderá receber o número de visitas determinado pelo hospital, desde que os visitantes sejam sempre maiores de 12 anos.

 

Menores de 18 anos: É assegurado aos maiores de 12 (doze) anos e menores de 18 (dezoito) anos, a presença de um responsável.

*Em situações pandêmicas, em alas de isolamento, há restrição por orientação médica.

 

Maiores de 60 anos: É assegurado aos pacientes com idade superior a 60 (sessenta) anos, internados nas enfermarias, o acompanhamento de um responsável.

*Em situações pandêmicas, em alas de isolamento, há restrição por orientação médica.

 

Troca de acompanhantes: A troca de acompanhante será permitida das 07h30 às 08h30, em seguida das 13h às 13h30 e 18h às 18h30. Os casos extraordinários serão tratados diretamente com o Serviço Social.

 

OBSERVAÇÕES

UTI 1 e 2: É permitida a visita de no máximo 2 (duas) pessoas, sem revezamento.

 

Clínica Médica 1 e 2 – Clínica Cirúrgica e Pediátrica – Maternidade – PAC (Convênios): É permitida a visita de 2 (duas) pessoas, com revezamento.

 

Pronto Socorro: É permitida a visita de 1 (uma) pessoa, sem revezamento – Visita na Sala de Emergência é permitida às 16h.

 

A troca de acompanhantes é permitida nos horários: 7h e 19h.

 

O Hospital, quando julgar necessário, poderá solicitar a presença de um acompanhante em tempo integral.

O acompanhante deve ser maior de 18 anos e precisa ter condições de auxiliar e permanecer ao lado do paciente.

Em quartos exclusivamente femininos, ou masculinos, é recomendado que o acompanhante seja do mesmo sexo.

A troca de Acompanhantes, caso seja necessária, deverá ocorrer na recepção.

Atenção! Informamos que não é prática do Hospital Santa Casa Cruzeiro e de seus colaboradores, efetuar ligações telefônicas solicitando depósitos bancários para compra de medicamentos, realização de exames, dentre outros, mesmo durante o período de internação do paciente.

 

SERVIÇOS

 

Serviço Social

A Atuação do Serviço Social está voltada para implicações sociais relacionadas à doença e ao tratamento,

tais como documentação, as relações familiares e os encaminhamentos.

 

Atendimento

08h às 18h – Segunda a Sexta-feira

12 3184-7000

 

Atendimento Psicológico

Os pacientes podem contar com assistência psicológica durante o período de internação,

desde que a mesma tenha sido solicitada pela equipe médica.

 

Assistência Médica e de Enfermagem

A equipe de enfermagem somente executará as prescrições feitas pelos médicos responsáveis.

O enfermeiro responsável pela unidade é a pessoa mais indicada para esclarecer duas dúvidas.

Procure-o sempre que necessário.

 

Nutrição e dietética

Todas as nossas dietas são adequadas de acordo com a prescrição médica e supervisionadas

pela equipe de nutricionistas, garantindo maior aceitação dos pacientes e sua recuperação.

08h – Café da manhã

11h30 – Almoço

14h30 – Lanche da tarde

17h30 – Jantar

20h – Ceia

Os cardápios são predeterminados e de acordo com a prescrição médica.

Para a segurança do paciente, alimentos não preparados pela equipe de nutrição do Hospital não são permitidos.

 

Assistência Religiosa

A assistência religiosa mediante o período do paciente ou familiar é permitida com a apresentação

da identificação na recepção, de acordo com a autorização prévia do responsável

pela unidade e horários pré-estabelecidos pelo Hospital.

Horário: 09h às 18h

 

Transferência

A transferência para outro Hospital ocorrerá mediante liberação do médico.

Em casos de desejo do próprio paciente ou dos familiares,

a família deverá assinar o termo de responsabilidade e providenciar toda a locomoção.

 

Ouvidoria

O Hospital Santa Casa Cruzeiro dispõe do serviço de ouvidoria aos paicentes e familiares.

12 3184-7000

 

Alta

O paciente deixará o Hospital quando, segundo o critério médico, tiver condições de alta.

Ao sair, o paciente deve apresentar na recepção, o resumo de alta e a pulseira d

e identificação que será retirada pelo porteiro.

O Hospital se reserva o direito de cobrar os danos causados em seu patrimônio

pelo paciente e por seus acompanhantes e visitantes.

Na alta hospitalar,  todos os pertences do paciente devem ser levados do Hospital.

É importante que o apartamento seja liberado logo após a alta médica (em até uma hora)

para que outro paciente possa ser internado.

Além disso, é importante que o acompanhante esteja presente no momento da alta.

 

Doação de órgãos e tecidos

Para ser doador de órãos e tecidos, basta autorização familiar, ou seja,

familiares com até 2° grau de parentesco (pais, irmãos, filhos, avós, netos e cônjuges) podem autorizar.

Não é necessário deixar nada por escrito, por isso a necessidade de comunicar a

família seu desejo de ser um doador é tão importante.

A doação de órgãos não interfere no velório e sepultamento, tampouco na aparência.

Não há custo para a família que doou nem para o receptor, pois os procedimentos são

totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É um ato de generosidade e empatia.

Mais informações: 3184-7000

Observação: As doações não se aplicam aos casos de isolamento.

 

 

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Consiste na lavagem das mãos com águia e sabão ou uso de solução alcoólica,

disponíveis no interior dos quartos, nos corredores das enfermarias e demais setores.

Por que higienizar as mãos? Para reduzir a quantidade de germes, como vírus e bactérias, em suas mãos.

Lembre-se de higienizar suas mãos:

­- Ao entrar e sair do Hospital;

- Antes de comer;

- Antes de tocar nos olhos, nariz e boca;

- Após ir ao banheiro;

- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;

- Antes e após auxiliar o paciente em atividades como, por exemplo, ir ao banheiro,

acomodá-lo no leito e ajuda-lo com as vestimentas;

- Após tocar superfícies do Hospital, como grades de camas, mesas de refeição/cabeceira,

maçanetas das portas, controle remoto ou telefones.

Lembre-se de que curativos, acessos venosos, sondas e demais dispositivos só devem

ser trocados/manipulados por um profissional de saúde. Chame-o se necessário.

Em situações pandêmicas por doenças respiratórias, o acompanhante

deve permanecer de máscara, cobrindo nariz e boca.

O paciente que tolerar a máscara também deverá fazer uso da mesma.

Higienizar as mãos imediatamente após tocar na máscara.

A solução alcoólica é tão eficaz quanto água e sabão para higienizar as mãos.

Ajude a cuidar da sua saúde! Pratique higiene das mãos.

 

OUTRAS ORIENTAÇÕES

 

Para garantir uma estada segura e confortável, é importante que os pacientes e familiares sigam as seguintes orientações:

- Para segurança do paciente, é obrigatório identificar-se na recepção,

onde será fornecida a identificação que deverá ser utilizada nas dependências do Hospital e devolvida na saída;

- É recomendado aos visitantes a lavagem das mãos antes e após as visitas;

- Se estiver doente, não visite pacientes no Hospital, fique em casa;

- Não é recomendado colocar sacolas sobre a cama ou mesa de refeições;

- As informações referentes ao estado do paciente serão fornecidas pelo médico responsável aos familiares próximos;

- Pertences como TV e outros, trazidos por familiares, devem ser devidamente identificados na recepção.

- O hospital não se responsabiliza por valores, joias ou objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e acompanhantes;

- Não é permitida a visita entre pacientes;

- Fale baixo. Converse com o paciente, estimulando sua melhora;

- É proibido fumar nas dependências do Hospital;

- Não sente ou deite na cama do paciente;

- Não é permitida a circulação nas salas de serviço, postos de enfermagem, copas, entre outras;

- Não trazer para os pacientes produtos de higiene pessoal como creme dental, sabonete, fraldas, entre outros;

- Mantenha o quarto sempre limpo;

- Equipamentos hospitalares, soros e outros aparelhos não devem ser manipulados por visitantes ou acompanhantes;

- Não lavar, nem estender roupas nos aposentos e janelas;

- Não trazer ao hospital bebidas alcoólicas sob qualquer pretexto;

- Seguir as orientações dos profissionais;

- Para a sua segurança, não é permitida a entrada de visitantes sem camisa ou com trajes como: shorts, minissaias, roupas decotadas ou transparentes e sapatos abertos. *Em situações pandêmicas há restrição por orientação médica*

- Não será autorizada a entrada de visitantes portando qualquer tipo de arma;

- É recomendado apenas um acompanhante durante a consulta ambulatorial;

- Não é permitido fotografar dentro das dependências do hospital,

pois essa função fica a cargo do setor de Marketing, ou com autorização prévia do mesmo;

- Paciente em Unidade de Terapia Intensiva não poderá ficar com o celular.